Thursday, May 30, 2024
Niz Goenkar
Latest News

Dogma Por Decreto Real - Por Henrique Salles da Fonseca
Monday - Dec 11, 2023
Dogma Por Decreto Real - Por Henrique Salles da Fonseca
É a 8 de Dezembro que se celebra o Dogma da Imaculada Conceição para o que a República laica oportunamente decretou Feriado Nacional. Mas se os leigos democraticamente eleitos assim decretaram, a História conta-nos que o assunto não foi pacífico mesmo entre os católicos.
 
Assim, no reinado de D. João V, o então Escrivão da Puridade, D. Miguel da Silva, Bispo de Viseu, escandalizou o Rei quando informou que a Ordem da Santa Cruz de Coimbra não defendia o dito Dogma nem o ministrava na Universidade que administrava. Vai daí, o Rei emitiu Decreto impondo à Universidade de Coimbra que defendesse o Dogma da Imaculada Conceição.
 
Fica por saber se a deserção do cargo de Escrivão da Puridade, hoje Primeiro Ministro, em fuga para Roma teve algo a ver com esta imposição de Dogma por Decreto Real. O que se sabe sem qualquer espécie de dúvida é que, na fuga, D. Miguel levou documentos relativos a segredos de Estado. Talvez estejam nos Arquivo Secretos do Vaticano pelo que, não fazendo mais falta à Santa Sé, daqui requeiro a Sua Eminência o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça que promova a devolução dos originais a Portugal retendo apenas fotocópias para memória vaticana futura.

Back
No comments posted...
Leave a Comment
* Name
* Email (will not be published)
*
* Enter verification code
* - Required Fields